sábado, 5 de outubro de 2013

Mais poluído do RS, Rio dos Sinos tem nascente com águas cristalinas

Nascente do rio que deságua no Guaíba fica em Caraá, no Litoral Norte.
Cascatas, trilhas e paisagens exuberantes atraem visitantes para a região.


Quedas d'água e piscinas naturais são convite ao banho (Foto: Vanderson dos Santos/Guia de Caraá)

Parece difícil acreditar, mas o rio mais poluído do Rio Grande do Sul ainda conserva trechos de águas límpidas e puras. Localizada no pequeno município de Caraá, no Litoral Norte do estado, a nascente do Rio dos Sinos encanta visitantes com cascatas de vários tamanhos, trilhas em meio à mata nativa e paisagens de rara beleza.
Como chegar
BR-290 (freeway): via Santo Antônio da Patrulha
RS-030: via Santo Antônio da Patrulha
RS-030: via Osório
BR-101: via Osório (Morro da Borrússia)
Casa do Ivan: (51) 3662-3300
Pousada Camélias Brancas: (51) 9948-8650
Sítio Terra e Magia: (51) 9972-5371
Balneário Recantu's: (51) 9600-7484
Camping Praia João Fernandes: (51) 9607-6060
Prefeitura de Caraá
Fone: (51) 3615-1324
Site: www.caraa.rs.gov.br
O rio que abastece mais de 1,5 milhão de pessoas na Região Metropolitana de Porto Alegre se forma a 600 metros de altitude nos morros da localidade de Colônia Fraga, a cerca de 100 quilômetros da capital. Colonizada por italianos, a apresenta um relevo acidentado, com vales férteis e vegetação abundante.
De lá, o Sinos percorre 190 quilômetros até despejar suas águas no Guaíba, mas não sem antes receber os mais variados detritos produzidos nas cidades da Região Metropolitana. A partir de Sapiranga, ficam mais visíveis os efeitos da agressão do homem, que faz do rio o mais poluído do estado e o quarto do Brasil, segundo o IBGE.
O contraste com a situação encontrada na nascente é do tamanho da importância do rio para o desenvolvimento econômico e social da região do Vale do Sinos, a quem deu nome. Segundo a prefeitura de Caraá, ela fica encravada em uma Área de Preservação Ambiental (APA) de 9 mil hectares, que se que se estende até a localidade de Sertão do Rio dos Sinos e o limite com o Município de Riozinho, em meio à Mata Atlântica.
A baixa densidade populacional da região manteve grande parte da vegetação e fauna nativa do local praticamente intocada. Quedas d'água de mais de 100 metros de altura e piscinas naturais de água transparente compõem a paisagem que rodeia a nascente e são um verdadeiro convite a um banho de rio, principalmente nos meses quentes de verão. E não é preciso ter medo de ficar doente, garantem os moradores locais.
Chegar até esse paraíso natural, no entanto, não é uma tarefa fácil. Segundo a diretora de Turismo do município, Cristiane Marques, o único acesso à nascente do Sinos se dá por um trilha de aproximadamente dois quilômetros na mata fechada. “Essa trilha não é aconselhável para idosos, crianças e pessoas com dificuldade de mobilidade”, diz ela, se referindo aos muitos obstáculos pelo caminho.
Do ponto inicial ao final, a caminhada dura aproximadamente duas horas. A trilha começa plana, mas vai se tornando mais íngreme e perigosa ao longo do percurso. Cristiana recomenda fazer o trajeto acompanhado de um guia, que pode ser indicado pela prefeitura. Em alguns trechos, os visitantes precisam do auxílio de cordas para subir. Em outros, é necessário tomar cuidado para não escorregar nas pedras úmidas.
Ao longo do percurso, o visitante passa por três cachoeiras. A primeira, menor, fica logo no início. A segunda é alcançada após uma hora de caminhada e tem 20 metros de altura. O local é considerado ideal para um descanso e um banho de piscina natural. A terceira e última queda água fica mais próxima ao ponto exato da nascente do Sinos e tem 116 metros de altura. “Quem consegue chegar lá em cima, é recompensado”, garante Cristiane.
Conforme a diretora de turismo de Caraá, o fluxo de visitantes aumenta a partir de outubro. Nos meses de verão, o local recebe grupos de até seis excursões por dia, além de praticantes de esportes de aventura. Os guias e a própria comunidade ajudam a garantir a preservação e o respeito ao meio ambiente no local nos meses de maior movimento, diz a prefeitura.
Para quem quiser passar mais tempo no local, há opções de pousadas, campings e casas para alugar. Além da Nascente do Rio dos Sinos, Caraá oferece atrações como o turismo rural em propriedades como a Estância dos Coqueiros, onde é possível comprar e degustar produtos típicos da região produzidos por pequenos agricultores. Confira informações de como chegar e dicas do que ver e onde ficar abaixo.
Nascente do Rio do Sinos
Onde ficar
Mais informações
Prefeitura de Caraá
Fone: (51) 3615-1324
Site: www.caraa.rs.gov.br
Anuncio grátis de Classificados, divulgação gratuita de Empresas e Eventos, Cupom de Descontos com várias ofertas.
O Guia Comercial da Cidade é o Portal de Negócios mais completo, ainda tem as principais noticias do Brasil.
Confira agora, é de graça, rápido e fácil www.guiacomercialdacidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário